Nossa espécie tem usado mais a capacidade de modificar o meio ambiente para piorar as coisas que para melhorar. Agora precisamos fazer o contrário, para nossa própria sobrevivência. Reveja seu dia-a-dia e tome as atitudes ecológicas que julgar mais corretas e adequadas. Não espere que alguém venha fazer isso por você. Faça você mesmo.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
proteção do solo
Os agentes geológicos provocam alterações no solo,desencadeando e alimentando a erosão.Ela pode ser mais ou menos intensa.Para preservar o solo e evitar que o processo erosivo continue,são necessários cuidados e o uso de técnicas adequadas.A melhor forma de proteger o solo é evitar o desmatamento e as queimadas.As plantas protegem o solo contra as águas das chuvas,os ventos e as enxurradas.Quando o solo é desmatado para a agricultura,é necessário protege-lo.
ENTRE AS MEDIDAS A SEREM TOMADAS,DESTACAM-SE:
*PLANTIO EM CURVAS DE NÍVEL:consiste em fazer o plantio nos morros seguindo as inclinações naturais do terreno.Com isso,evita-se a formação de enxurradas,que arrastam o solo e os nutrientes morro abaixo.
*TERRACEAMENTO:caso o terreno tenha inclinação muito fortes,deve-se fazer o terraceamento,para impedir a erosão.Os terraços são cortes em degraus no terreno inclinado,que protegem o solo da força das águas pluviais e aumentando a sua capacidade de absorção.
*ROTAÇÃO DE CULTURA:além da adubação,da drenagem,da irrigação dos solos,do plantio em curvas de nível e em terraços que melhoram e protegem a qualidade da terra,existe,ainda,a rotação de cultura.trata-se de um revezamento no tipo de plantação feito em determinada área.Assim,num ano cultiva-se milho,depois,substitui-se o milho pelo algodão e,em seguida,pela mandioca e pelo feijão.
Pode-se tentar ainda outros tipos de rotação,com ótimos resultados.Essa prática impede o rápido esgotamento dos solos,ajudando a preservar o equilíbrio entre seus componentes.Afinal cada planta necessita de diferentes nutrientes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário