quarta-feira, 19 de maio de 2010

as defesas das plantas

As plantas são capazes de se defender de ataques.algumas espécies ,por exemplo,se protege com algo comparavel a lanças e espadas.Estamos falando no primeiro caso dos epinhos,e,no segundo dos acuélos como são chamadas os espinhos das roseiras,sem contar que há plantas que protegem suas folhas com armaduras feitas de grãos de areia que são capazes de cortar a pele,é o caso do capim-navalha.


Muitas plantas que produzem substancias químicas para a sua defesa estão em nossas casas,cidades e escolas.O arbusto conhecido como canudo (ipomoea fistulosa),por exmplo é encontrada em ruas e jardins.
Essa planta tem o nome curioso popular de coroa-de-cristo.conhecido como euphorbia milii pelos cientistas,ela é um exemplo de planta que usa substancia químicas ,alem de afiados espinhos ,para se defender de ataques.
Algumas plantas perderam a capacidade de produzir substancias quimicas para se defender .Outras ,não.É o caso da espirradeira (nerium oleander),um arbusto presente em jardins e ruas.
Algumas plantas possuem uma seiva leitosa que irrita a pele.É o caso dos arbustos conhecidos como avelós ele é capas de provocar inchaço e queimação nos labios e na boca,além de vomitos e diarréia.
O pinhão-roxo(jatropha curcas)é uma das principais espécies de planta que causam intoxicação no brasil.
Se alguém ingerir as sementes da mamona(ricinus comunis),pode até morrer.isso porque elas são capaxes de provocar náusea,vomitos,diarréia e convulsão.