sábado, 22 de maio de 2010

manguezais um dos hábitats mais ricos do planeta


Se voce acha que o manguezal é um lugar feio,cheio de mosquito e fedorento está enganado o numero de admiradores desse ambiente vem aumentando muito.
O manguezal é um dos mais ricos ambientes do planeta,possui uma grande concentração de vida,sustentada por nutrientes trazidos por rios e das folhas que caem das árvores.por causa da quantidade de sedimentos-restos de plantas e outros organismos misturados á água salgadas,o solo dos manguezais tem aparência de lama.mas dele resulta uma floresta exuberante capaz de sobreviver naquele solo inundado constantemente pela maré e com muita concentração de sal.
De fato,não é fácil para as plantas viverem ali as espécies que conseguem isso têm uma estrutura espécial em suas folhas:glândulas que funcionam como bombas,filtrando a água e eliminando o sal.As raízes dessas plantas também são espécias:diferentemente das árvores de terra firme ,cujas raízes respiram oxigênio do solo,as do mangue precisam desenvolver raízes aéreas,ou seja raízes voltadas para cima ,para capturar oxigênio da atmosféra.
Mesmo com toda dificuldade,muitas plantas compõem esse ambiente,assim como vários animais são somente vistos ali aqui vai um exemplo;o que é que tem cauda de jacaré,boca de sapo e rosna como um cão?É o pacamão esse da foto aeum peixe que mora em troncos de árvores caídos nas águas do mangue.mariscos,aves,muitos caranguejos e até guaxinins e cavalos-marinhos também fazem parte da fauna visitante-aquele que vive,mas não exclusivamente,nos manguezais.Apesar de toda a sua riqueza escondida o manguezal é um ambiente muito frágil e ameaçado.A retirada incosequente de muitas espécies que compõem esse ecossistema,assim com a poluíção das águas pode compremeter a sua existência.
Que tal agendar com sua turma uma visita ao manguezal e descobrira beleza da vida na lama?!
A embrapa tem programas de preservação e conservação de manguezais,promovendo visitas a esses ecossistemas em associação com outras instituições. informe-se em www.embrapa.br e não perca está chance !

Nenhum comentário:

Postar um comentário