domingo, 9 de maio de 2010

projeto arborizando á escola

projeto de arborização de uma escola rede publica idealizada pelo professor luciano melo,de campina grade-pb

esse projeto deve ser passado a frente muito bem idealizado esse projeto esta escola fica no bairro da catingueira.

o que fazer com pilhas e batérias

Brinquedos,jogos eletronicos,rádios e outros aparelhos portáteis.Todos eles funcionam com pilhas e batérias portáteis.As pilhas e batérias,geram energia elétrica por causa das reações quimicas que ocorrem em seu interior.Reagentes e produtos dessas reações,em varios tipos de pilhas e batérias,são substancias tóxicas,como por exemplo,compostos do cádmio,chumbo e mercúrio.
No Brasil são produzidas 800 milhões de pilhas e 22 milhões de batérias por ano,segundo a associação brasileira da industria eletrica e eletronica (abinee).Apenas em são paulo,de acordo com dados da CETESB,anualmente são descartados no meio ambiente 152 milhões de pilhas comuns,40 milhões de pilhas alcalinas e cerca de 12 milhões de batérias de telefone celular.
Entrou em vigor uma norma do conselho nacional do meio ambiente(conama),que atribui aos fabricantes a responsabilidade sobre o material tóxico que produzem.Segundo essa forma,pilhas de mercúrio e batérias de niquel-cadmio,após seu esgotamento,devem ser encaminhadas pelos fabricantes,para que efetuem os procedimentos de reutilização,reciclagem,tratamento ou disposição final ambientalmente adequada.
Devido á ação da água e do sol,a camada externa de proteção das pilhas e batérias rompe-se e as substncias tóxicas são liberadas contaminando o solo e a água.
As substancias tóxicas acabam entrando nas cadeias alimentares e podem acumular-se nos organismos das pessoas por ingestão de água ou por produtos agricolas contaminados.
símbolos que indicam como as pilhas devem ser descartadas

RECICLÁVEL

PODE SER DESCARTADO EM LIXO DOMÉSTICO

NÃO PODE SER DESCARTADO EM LIXO;O RESÍDUO DEVE SER ENCAMINHADO AOS FABRICANTES.