terça-feira, 27 de abril de 2010

poluição atmosferica


A poluição do ar têm como característica pequenas partículas de substâncias líquidas ou sólidas e a presença de gases tóxicos. A causa disso é muito banal, a fumaça dos carros e indústrias, as constantes queimadas, tudo isso ocasiona a poluição. Destruindo a camada atmosférica em que nos encontramos.

Talvez as pessoas não tenham tanta noção disso, pois é comum passearmos de carro, ou vermos indústrias produzindo produtos. Para elas isso é normal, mais os efeitos são catastróficos. Porque a poluição do ar é o maior vilão no “Efeito Estufa“ esses gases e partículas, destroem a Atmosfera e vai abrindo um “buraco” facilitando a passagem dos raios nocivos que a atmosfera filtra.

Também causa problemas à saúde da população, como Bronquite e outros problemas respiratórios, porque os carros liberam gases como o monóxido (CO) e dióxido de carbono (CO2).

desmatamento



O Brasil é um país rico em florestas e biodiversidade, mas tudo isso está ameaçado diante do desmatamento. Esse problema ambiental consiste na degradação das matas através das queimadas e dos cortes ilegais de árvores.

A natureza é fundamental para a nossa sobrevivência, se não fosse a existência de árvores, não teriamos condições para respirar. Contudo, o homem tem destruido o verde em função do lucro e isso gera sérias conseqüências.

Para que o desmatamento seja contido, deve-se criar leis que punam rigidamente os madeireiros ou pecuaristas que destruirem mata nativa. A polícia florestal e as Ongs devem se empenhar para preservar o verde.

um apelo a sociedade



Desde que a terra existe, muitas espécies de animais foram desaparecendo, principalmente devido à destruição imposta pelo Homem.
Em todo o Mundo, o tráfico ilegal de animais vivos, floresce. Os coleccionadores privados, laboratórios de pesquisa, lojas de animais, jardins zoológicos, circos e até curandeiros da Ásia são o principal mercado consumidor. É o terceiro maior negócio em contrabando depois das drogas e das armas.
Nos últimos 300 anos provocámos a extinção em massa de milhões de espécies diferentes. Interesses económicos, poluição, crescimento urbano, introdução de espécies mais dotadas em habitats onde não existiam e outras manifestações da nossa “civilização” fazem com que, de 15 em 15 minutos, desapareça para sempre, uma espécie vegetal ou animal.

animais em extinção

A exploração inadequada dos recursos naturais, sem um plano de manejo adequado, tem causado a extinção de centenas de espécies da fauna brasileira.

De acordo com a nova lista do Ibama, lançada no dia 22 de maio de 2003, existem cerca de 400 espécies em vias de extinguir-se, e 8 já extintas. Essa lista foi revista e atualizada em parceria com a Fundação Biodiversitas e Sociedade Brasileira de Zoologia, com o apoio da Conservation International e do Instituto Terra Brasilis.

Isso significa uma perda irrecuperável para o patrimônio natural brasileiro, considerado o mais biodiverso do mundo. Grande parte destas extinções acontece devido a alterações no habitat destes animais, como mudanças em cursos de rios, desmatamento excessivo e à captura e posterior venda ilegal de animais silvestres.

A nova "lista vermelha" mostra que o número de animais em risco de extinguir-se quase dobrou. Seria uma grande alegria para a natureza que acontecesse justamente o contrário: que ela estivesse cada vez mais reduzida, na contramão da crescente desordem natural que domina o mundo.

projeto tamar


O Projeto Tamar é um dos mais bem sucedidos projetos de preservação de espécies marinhas em risco de extinção no Brasil. Dedicado à preservação das tartarugas marinhas o projeto estende-se por toda a costa brasileira inclusive Fernando de Noronha e Atol das Rocas, dividindo a costa em áreas de alimentação, de reprodução e mistas. As tartarugas têm mais de 150 milhões de anos, resistiram a inúmeras ameaças inclusive adaptando-se de seu habitat original que era a terra, para o marítimo, o que gerou várias mutações no processo de adaptação, mantendo apenas a desova em terra - em praias desertas e durante a noite. Este é seu ponto mais vulnerável. O crescimento populacional e conseqüente invasão das praias tanto com pessoas como com luz elétrica, tem diminuído drasticamente os locais de reprodução das tartarugas marinhas gerando risco de extinção. Os esforços do Projeto Tamar têm garantido-lhes a continuação da espécies.

sucuri


A sucuri pode viver até 30 anos, e é a segunda maior serpente do mundo; perdendo apenas para a piton reticulada. As fêmeas são maiores que os machos, atingindo maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. Há muitos contos sobre ataques destas serpentes a seres humanos, no entanto, a maioria dos casos são fictícios, principalmente no que se diz respeito ao seu tamanho real. Muitos admitem terem sido atacados por espécies com mais de 10 metros. Os registros confirmados das maiores chegam em torno de 8 metros. A maior sucuri que se tem registro por fonte confiável, foi a encontrada no início do século XX, pelo explorador, Marechal Cândido Rondon, que media 11 metros e 60 centímetros.

Quanto aos ataques, existem alguns registros de vítimas fatais humanas; a exemplo, o famoso caso de um índio de 12 anos que foi devorado na década de 80 por uma sucuri de grande porte, bem como alguns adultos nativos que estavam embriagados a beira do rio, e foram sufocados ou afogados antes de serem devorados. Estes casos foram fotografados e hoje as imagens são vendidas como souvenir na rodoviária de Ji-Paraná.

papagaios maltratados


Nove pessoas foram presas no Rio, em Minas e no Pernambuco e centenas de animais silvestres apreendidos em uma operação da polícia que descobriu uma quadrilha de animais que se escondia atrás de criadores legalizados. Os animais serão entregues ao Ibama e os presos vão ser acusados de quatro crimes podendo pegar até 12 anos de prisão.

A venda de animais silvestres no Brasil é proibida, a não ser que eles já tenham nascido em cativeiro, nos criadouros autorizados pelo Ibama. Segundo a polícia, essa brecha da lei está sendo usada pelos traficantes de animais para “esquentar” o bicho.