quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tartarugas


As primeiras tartarugas surgiram há mais de 200 milhões de anos,e foram poucas modificações que sofreram desde então.
Muitas tartarugas vivem na água,embora precisem de ar para respirar e de tempos em tempos,venham á superfície para renovar o ar dos pulmões.As tartarugas marinhas quase não vêm á terra.
As tartarugas são muito apreciada como alimento assim como os seus ovos .Certas espécies ,como a tartaruga-de-pente,são caçadas também por causa da sua carapaça,que é utilizada na fabricação de pentes,botões e outros abornos.
A caça indiscriminada de certas tartarugas e a destruição dos seus ovos e do ambiente em que vivem estão ameaçando de extinção varios espécies.
No brasil existe um programa muito importante de proteção ás tartarugas, chamado projeto tamar.

Extinção provocada pelo homem


O homem provoca a extinção de algumas espécies atraves da destruição dos ambientes e do uso descontrolado dos recursos naturais
o passaro dodo,das ilhas maurício,uma avé grande,pesada,incapaz de voar foi totalmente exterminada por caçadores e por animais levados a ilha pelos europeus.o último dodo morreu pouco antes de 1800.dessa ave só restou um exemplar empalhado no museu Britânico em londres .
A extinção provocada pelo homem é rapida e geralmente atinge mais de uma espécie ao mesmo tempo.A consequência disso é o desequilíbrio do ambiente,podendo se tornar uma ameaça ao próprio homem .
No brasil,há muitos exemplos de exploração errado dos recursos naturais:a caça do jacaré,a pesca do pirarucu,o corte indiscriminado de árvores como o pau-brasil,no inicio da colonização ,do pinheiro-do-paraná,do mogno,do cedro e da cereijeira,hoje em dia.
A destruíção de florestas brasileiras provoca o desaparecimento de muitos animais e plantas.As onças ,por exemplo sofrem mais com a eliminaçãodo seu ambiente natural do que com a caça.Um casal de onças precisa de 12 quilômetros quadrados para viver.Certos macaquinhos conhecidos como mico-leão também estão ameaçados de extinção em consequência da devastação da mata atlântica .
A contaminação do ambiente pelo lixo,produtos químicos,esgotos ,etc.Também promove a extinção,ao alterar o ambiente ou ao torna-lo tóxico.É o caso de vários rios antigamente cheios de peixes e outros seres vivos e hoje praticamente "MORTOS".