quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Extinção provocada pelo homem


O homem provoca a extinção de algumas espécies atraves da destruição dos ambientes e do uso descontrolado dos recursos naturais
o passaro dodo,das ilhas maurício,uma avé grande,pesada,incapaz de voar foi totalmente exterminada por caçadores e por animais levados a ilha pelos europeus.o último dodo morreu pouco antes de 1800.dessa ave só restou um exemplar empalhado no museu Britânico em londres .
A extinção provocada pelo homem é rapida e geralmente atinge mais de uma espécie ao mesmo tempo.A consequência disso é o desequilíbrio do ambiente,podendo se tornar uma ameaça ao próprio homem .
No brasil,há muitos exemplos de exploração errado dos recursos naturais:a caça do jacaré,a pesca do pirarucu,o corte indiscriminado de árvores como o pau-brasil,no inicio da colonização ,do pinheiro-do-paraná,do mogno,do cedro e da cereijeira,hoje em dia.
A destruíção de florestas brasileiras provoca o desaparecimento de muitos animais e plantas.As onças ,por exemplo sofrem mais com a eliminaçãodo seu ambiente natural do que com a caça.Um casal de onças precisa de 12 quilômetros quadrados para viver.Certos macaquinhos conhecidos como mico-leão também estão ameaçados de extinção em consequência da devastação da mata atlântica .
A contaminação do ambiente pelo lixo,produtos químicos,esgotos ,etc.Também promove a extinção,ao alterar o ambiente ou ao torna-lo tóxico.É o caso de vários rios antigamente cheios de peixes e outros seres vivos e hoje praticamente "MORTOS".

Nenhum comentário:

Postar um comentário