quarta-feira, 30 de junho de 2010

o solo


O solo é a base de toda a vida.E desde que surgiu não parou de se modificar.O solo tem sofrido muitas mudanças nocivas ao ambiente devido a ação do homem.
A cada ano que se passa,a área de terra produtiva exemplo o solo agrícolo, tem diminuido muito.
A vários fatores que interferem nesse processo.veja aqui alguns:

*Quando nele é plantado sempre o mesmo tipo de vegetal.
*Quando não se respeitam as técnicas próprias para cada tipo de terra agrícola
*A utilização inadequada de agrotóxicos,de adubos químicos e de maquinas pesadas,como os grandes tratores.
*Desmatamento de florestas,deixando a terra exposta a ação dos ventos e das chuvas;o desmatamento é a grande desertificação.
Felizmente,o homem vem percebendo quando o solo se degrada.Assim muitos agricultores passaram a adotar medidas de tratamento para evitar que o solo se torne totalmente improdutiva ou seja um solo morto.

poluição da água


A água pode conter impurezas que a tornam,imprópria para ser consumida.Essas impurezas,estão naturalmente presentes nas águas dos rios.São exemplos o barro e a areia.
O homem também é um agente poluídor da água ocorre quando lançamos nos rios e mares esgotos e lixo domésticos,produtos químicos das indústrias,principalmente os produtos que contenham mercúrio um dos mais perigosos e poluídos que afeta á saúde.
Como já sabemos que a água cobre cerca de três quartos da superfície da terra. cerca de 97,5% desse volume é água salgada,localizadas nos mares e oceanos que é imprópria para o consumo e para a agricultura.A água doce está distribuída,em maior quantidade nas calotas polares 77,2% e nos lençois subterrâneos 22,4% e,em menor escala,nos rios,riachos e lagos 0,40% nas nações em desenvolvimentos (como o brasil),apenas uma pequena parte da população tem acesso a água potável de boa qualidade.No mundo todo cerca de 10 milhões de mortes anual são resultantes de doenças transmitidas pela água.
Nas nações industrializadas e desenvolvidas (como os estados unidos),as reservas de água tanto da superfície como subterrâneas estão sendo poluídas por esgotos domésticos e indústrias,e por canais de áreas urbanas e agrícolas que transportam substâncias tóxicas.