sábado, 22 de maio de 2010

você sabia que as baratas tem perfume?


É verdade ,elas que quando aparecem constumam causar reboliço e náuseas ,tem perfume,irresistivel para outras paratas,cláro!os machos da espécie LEUCOPHAEA MADEREA,por exemplo ,usam seu perfume para atrair e conquistar as fêmeas.o cheirinho espécial sai de suas costas,debaixo das asas,que logo deixa as fêmeas loucas!
A dona barata,como outros insetos,percebe odores (e também sabores)por meio de suas antenas.então atraida ,pelo cheiro do macho,ela chega bem perto dele,o toca com suas antenas e sente outros aromas que revestem o corpo do conquistador.dessa maneira,de fato,a femea confere se o candidato a namorado ,de fato lhe enteressa.
Nesse momento ,o macho,que não quer se arriscar a ver a dona barata indo embora,utiliza outras estratégias de conquistar:levanta bem as suas asas,deixando-as quase na vertical,e dali sai um alimento rico em proteinas que ele mesmo produz,por meio de glãndulas,e oferece a fêmea.mas para experimentar essa iguaria,que para as baratas deve ser uma delícia,a fêmea precisa subir na costa do macho.E,com ela distraída se alimentando,o macho aproveita para introduzir seu orgão reprodutor que fica no final do abdômem e acasalar.
Mas as baratas fêmeas não acasalam com qualquer macho que aparece.pelos odores que eles exalam,elas indetificam ,aqueles considerados dominantes aqueles digamos ,bons de briga ,que saem vencedores de combates com outros machos.esses são os preferidos ,tendo a preferência de oito entre dez baratas fêmeas,porque exalam até vinte vezes mais perfume que os dominados,ou seja os vencidos em combate.
Os odores que as baratas exalam para atrair o sexo oposto sao chamados feromônios e são produzidos por muitos outros animais também.mas cada espécie tem lá sua arte de conquistar e a da barata ,ca pra nós é curiosa não?


escola de artes,ciências e humanidade
Universidade de são paulo

manguezais um dos hábitats mais ricos do planeta


Se voce acha que o manguezal é um lugar feio,cheio de mosquito e fedorento está enganado o numero de admiradores desse ambiente vem aumentando muito.
O manguezal é um dos mais ricos ambientes do planeta,possui uma grande concentração de vida,sustentada por nutrientes trazidos por rios e das folhas que caem das árvores.por causa da quantidade de sedimentos-restos de plantas e outros organismos misturados á água salgadas,o solo dos manguezais tem aparência de lama.mas dele resulta uma floresta exuberante capaz de sobreviver naquele solo inundado constantemente pela maré e com muita concentração de sal.
De fato,não é fácil para as plantas viverem ali as espécies que conseguem isso têm uma estrutura espécial em suas folhas:glândulas que funcionam como bombas,filtrando a água e eliminando o sal.As raízes dessas plantas também são espécias:diferentemente das árvores de terra firme ,cujas raízes respiram oxigênio do solo,as do mangue precisam desenvolver raízes aéreas,ou seja raízes voltadas para cima ,para capturar oxigênio da atmosféra.
Mesmo com toda dificuldade,muitas plantas compõem esse ambiente,assim como vários animais são somente vistos ali aqui vai um exemplo;o que é que tem cauda de jacaré,boca de sapo e rosna como um cão?É o pacamão esse da foto aeum peixe que mora em troncos de árvores caídos nas águas do mangue.mariscos,aves,muitos caranguejos e até guaxinins e cavalos-marinhos também fazem parte da fauna visitante-aquele que vive,mas não exclusivamente,nos manguezais.Apesar de toda a sua riqueza escondida o manguezal é um ambiente muito frágil e ameaçado.A retirada incosequente de muitas espécies que compõem esse ecossistema,assim com a poluíção das águas pode compremeter a sua existência.
Que tal agendar com sua turma uma visita ao manguezal e descobrira beleza da vida na lama?!
A embrapa tem programas de preservação e conservação de manguezais,promovendo visitas a esses ecossistemas em associação com outras instituições. informe-se em www.embrapa.br e não perca está chance !